top of page

OZONIOTERAPIA NA OSTEOARTRITE - EVIDÊNCIAS


Oxygen–Ozone Therapy for the Treatment of Knee Osteoarthritis: A Systematic Review of Randomized Controlled Trials


Terapia com oxigênio-ozônio para o tratamento da osteoartrite do joelho: uma revisão sistemática de ensaios controlados randomizados


Propósito Revisar a literatura disponível sobre a aplicação da terapia com oxigênio-ozônio (OOT) no tratamento da osteoartrite de joelho (OAJ) para entender seu potencial terapêutico e compará-la com outras opções de tratamento conservador.

Métodos Uma revisão sistemática da literatura foi realizada nos bancos de dados PubMed, Cochrane, Embase, ResearchGate e PedRo, com os seguintes critérios de inclusão: (1) ensaios clínicos randomizados (RCTs), (2) escritos em inglês, (3) publicados em periódicos indexados nos últimos 20 anos (1998-2018), (4) tratando do uso da injeção intra-articular de ozônio para o tratamento de OAJ. O risco de viés foi avaliado pela ferramenta Cochrane Risk of Bias para RCTs.

Resultados Onze estudos envolvendo 858 pacientes no total (629 mulheres e 229 homens) foram incluídos. Os pacientes dos grupos de controle receberam diferentes tratamentos: placebo em 1 ensaio; ácido hialurônico in 2 studies; hyaluronic acid and PRP em 1 ensaio; corticosteróides em 4; e dextrose hipertônica, radiofrequência ou celecoxibe + glicosaminanas 3 tentativas restantes. Ao observar a qualidade da literatura disponível, descobrimos que nenhum dos estudos incluídos atingiu o padrão de “boa qualidade”, 2 foram classificados como “razoáveis” e os demais foram considerados “ruins”. Não foram relatadas complicações maiores ou eventos adversos graves após OOT intra-articular, o que proporcionou alívio encorajador da dor em curto prazo. Com base nos dados disponíveis, nenhuma indicação clara emergiu da comparação de OOT com outros tratamentos estabelecidos para OAJ.

A análise dos RCTs disponíveis sobre OOT para KOA revelou baixa qualidade metodológica, com a maioria dos estudos falhos por viés relevante, limitando severamente a possibilidade de tirar conclusões sobre a eficácia do OOT em comparação com outros tratamentos. Com base nos dados disponíveis, a OOT provou, no entanto, ser uma abordagem segura com efeitos encorajadores no controle da dor e na recuperação funcional a curto e médio prazo.

Nível de Evidência Revisão sistemática de estudos de nível I e ​​III.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Imunidade natural para SARS-COV-2 é duradoura

Fonte: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(22)02465-5 Vamos por parte O que é imunidade Natural? Ao longo da vida somos invadidos por vários bichinhos (vírus, bactérias, fungos e bacilos) e muitas vez

bottom of page