top of page

XENOESTROGENIO E FERTILIDADE MASCULINA


Exposição a ftalatos e hormônios reprodutivos em homens adultos



Resumo Antecedentes: Os ftalatos são usados ​​em produtos pessoais e de consumo, materiais de embalagem de alimentos e plásticos de cloreto de polivinila e foram medidos na maioria da população geral dos EUA. Evidências experimentais consistentes mostram que alguns ftalatos são tóxicos para o desenvolvimento e reprodução em animais. Este estudo explorou a associação entre os níveis ambientais de ftalatos e os níveis alterados de hormônios reprodutivos em homens adultos. Métodos:

Entre 1999 e 2003, 295 homens foram recrutados no Massachusetts General Hospital. Os metabólitos de ftalato selecionados foram medidos na urina. Os modelos de regressão linear exploraram a relação entre as concentrações de monoéster de ftalato urinário ajustadas à gravidade específica e os níveis séricos de hormônios reprodutivos, incluindo FSH, LH, globulina de ligação a hormônios sexuais, testosterona e inibina B. Resultados: Uma alteração na faixa interquartil (IQR) na exposição ao monobenzil ftalato (MBzP) foi significativamente associada a uma diminuição de 10% [intervalo de confiança de 95% (IC): -16, -4,0] na concentração de FSH. Além disso, uma alteração no IQR na exposição ao ftalato de monobutil (MBP) foi associada a um aumento de 4,8% (95% CI: 0, 10) na inibina B, mas isso foi de significância limítrofe. Conclusões:

Embora tenhamos encontrado associações entre as concentrações urinárias de MBP e MBzP e níveis alterados de inibina B e FSH, as concentrações hormonais não se alteraram nos padrões esperados. Portanto, não está claro se essas associações representam alterações fisiologicamente relevantes nesses hormônios ou se representam associações encontradas como resultado da realização de comparações múltiplas.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Imunidade natural para SARS-COV-2 é duradoura

Fonte: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(22)02465-5 Vamos por parte O que é imunidade Natural? Ao longo da vida somos invadidos por vários bichinhos (vírus, bactérias, fungos e bacilos) e muitas vez

bottom of page